segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aprendendo com a vida

Por: Valdeci T. Ribeiro -

Aprender não significa necessariamente mudar, mas ajuda a criar condições para que a mudança aconteça. Invariavelmente e com raríssimas exceções, a maturidade muda as pessoas. Quem não tinha uma religião opta por alguma, quem era relapso no trabalho passa a encará-lo com mais dedicação, quem não aceitava conselhos passa a ser um conselheiro de carteirinha.

Na fase de maturação em que somos forjados pela vida, somos apresentados a muitas situações que nos proporcionam diversas oportunidades para aprender. Durante esta fase, nós vivenciamos, experimentamos e temos a oportunidade de saber se as experiências que tivemos foram boas ou ruins, por esta razão não há como dizer que não aprendemos nada. Alguns aprendem da maneira mais difícil, porque não souberam absorver corretamente os conhecimentos e experiências que obtiveram e acabam demorando um pouco mais para aprender, mas aprendem. Outros mais atentos, souberam absorver o que aprenderam, conseguindo assim extrair algo de bom e aplicam às suas vidas, portanto aprendem as lições sem sofrimento e optam por mudar.

As ações de hoje se refletirão positivamente ou negativamente no nosso futuro e farão com que orgulhemos ou nos arrependamos delas, por isso é importante saber os passos que damos hoje, para termos um futuro melhor e mais feliz. O ideal seria não ter nenhum arrependimento ou algo para nos desculparmos, mas isso é impossível, porque o que me parece correto e justo hoje, certamente será avaliado de forma diferente no futuro. Muito provavelmente eu irei me arrepender de algumas ações, isso é só uma hipótese, mas tenho que considerá-la, pois hoje eu me arrependo de algumas coisas que fiz ou deixei de fazer no passado, isso é um fato. O que nós não podemos fazer é viver do passado ou desperdiçar o nosso tempo pensando no futuro e deixar de viver o presente que é realmente o que interessa. Viver o presente de maneira correta e organizada ajuda a atenuar a necessidade de ficarmos presos a um futuro que sequer chegou, mas que temos a certeza que será recompensador, caso estejamos nos esforçando para isso.

Ninguém precisa viver neuroticamente pensando o tempo todo se está acertando ou errando, até porque vai desperdiçar um tempo precioso com isso. O importante é conduzir a vida de forma suave, respeitando o seu limite e valorizando os bons momentos, mas sem deixar de considerar os momentos ruins, porque esses nos ajudam a crescer. Errar é um ato humano e às vezes precisamos do erro para aprender a acertar, porém precisamos minimizar as conseqüências dos nossos erros, porque para alguns erros não há conserto. Um exemplo que podemos aplicar aqui é quando misturamos álcool e direção - nós sabemos que isso é errado e acabamos assumindo o risco de causar um acidente caso insistirmos em dirigir, mas se passarmos a direção para uma pessoa sóbria e devidamente habilitada, estaremos minimizando as conseqüências do erro de ter bebido estando no comando de um veículo.

Independentemente do que possa ocorrer conosco, precisamos pavimentar o nosso caminho, recheando-o com boas ações, pois essas, certamente nos orgulham e não causam arrependimentos no futuro. Chegar lá na frente e poder olhar para trás e ter a satisfação de uma boa caminhada, é mais do que ter cumprido a nossa tarefa, é saber que fomos úteis ao próximo e principalmente que deixamos exemplos a serem seguidos, tanto para a nossa família quanto para os amigos ou até pessoas desconhecidas que só tiveram uma única oportunidade de conviver conosco.

Nenhum comentário: