sexta-feira, 8 de abril de 2011

"Rir é coisa séria"

Deus É amor, mas tbm é Humor
"...E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha... Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho..."

Para entender a passagem bíblica acima, você pode ler Gênesis, capítulos 21 e 22, ou pode ir assistir a peça "Deus é amor, mas também é humor", em cartaz em Montes Claros, e rir muito com a descoberta da primeira pegadinha da humanidade encenada pelos atores do Grupo Arte. Isso mesmo! Bem antes dos programas de TV, Deus já pregava seus ensinamentos, muitas vezes, cheios de graça.

Não se trata de esculhambação à história sagrada, mas sim de uma outra forma de contá-la. O humor existe desde a criação do mundo e nem sempre ele é posto a serviço da igreja tradicional ou das tias do catecismo, talvez por julgarem que Deus seria um ser carrancudo, que nunca dava risadas.

E não à toa que este espetáculo tem sido sucesso de crítica e de público. Com censura livre, tem até uma turminha especial atraída pela história: as crianças. Mas o convite vale para todas as idades. O único pré-requisito é estar preparado para rir muito.

Valendo-se do suporte de outras mídias, como o vídeo, "Deus é amor, mas também é humor" é um espetáculo interativo e atualizado (tem até a "Dança do Quadrado") e consegue promover, durante cerca de uma hora e quinze minutos, a reflexão sobre inúmeras cenas da Bíblia, como a luta entre Davi e Golias, a vida de Adão e Eva no paraíso e a perseverança de Jó (o homem que não desiste nunca).

Perseverança que tem tido muitos atores da cidade de Montes Claros ao levarem cultura à população, apesar dos poucos incentivos recebidos pela administração pública e de não se valerem ao menos de um teatro municipal para grandes apresentações.

A peça "Deus é amor, mas também é humor" só tornou possível graças aos talentos de Bia Inácio, Cláudio Prates, Léo Prates, Hamilton Lopes, Júnior Xavier, Renato Oliver e Leopoldo de Souza.

Excelente... realmente muito boa.

Nenhum comentário: